Os 7 Melhores Livros de Machado de Assis para Enriquecer sua Biblioteca

Machado de Assis é um dos nomes mais respeitados e reverenciados da literatura brasileira. Seus escritos transcendem gerações, encantando leitores com sua profundidade psicológica, ironia sutil e análises afiadas da sociedade. Com uma obra vasta e rica, escolher por onde começar pode ser desafiador. Por isso, compilamos uma lista dos sete melhores livros de Machado de Assis, garantindo que sua jornada pela genialidade literária desse mestre seja inesquecível.


1. Dom Casmurro

Considerada uma das maiores obras da literatura mundial, "Dom Casmurro" narra a história de Bentinho e Capitu, explorando temas como ciúme, traição e dúvida. A narrativa envolvente e os personagens complexos garantem uma leitura cativante do início ao fim.

A imagem que utilizamos é a capa da 1ª edição (26 julho 2016) da editora ‎ Penguin-Companhia. Link Amazon 



2. Memórias Póstumas de Brás Cubas

Neste romance inovador, Machado de Assis apresenta a vida pós-morte de Brás Cubas, um protagonista irreverente que reflete sobre sua existência com humor ácido e críticas à sociedade brasileira do século XIX. Uma leitura indispensável para entender a genialidade do autor.

A imagem que utilizamos é a capa  1ª edição (16 setembro 2014) da editora ‎ Penguin-Companhia. Link Amazon



3. Quincas Borba

Explorando a loucura e a ambição humana, "Quincas Borba" é uma obra que mergulha nas profundezas da mente humana. Por meio de personagens memoráveis e uma trama envolvente, Machado de Assis conduz o leitor por uma jornada filosófica e emocionante.




4. Memorial de Aires

Neste último romance de Machado de Assis, acompanhamos as reflexões de um diplomata português sobre a vida e os costumes brasileiros. Com uma prosa refinada e observações perspicazes, o autor presenteia o leitor com uma obra madura e tocante.




5. Helena

Em "Helena", Machado de Assis retrata a história de uma órfã que busca seu lugar no mundo, enfrentando as adversidades da vida e os desafios impostos pela sociedade. Com uma trama envolvente e personagens cativantes, este romance emociona e instiga reflexões profundas.




6. Iaiá Garcia

Neste romance, Machado de Assis aborda temas como amor, ambição e hipocrisia, através da história de Iaiá Garcia, uma jovem que enfrenta as convenções sociais de sua época. Com sua prosa elegante e personagens complexos, o autor nos presenteia com mais uma obra-prima da literatura brasileira.




7. Contos Completos

Para aqueles que preferem uma leitura mais breve, os contos de Machado de Assis são uma escolha perfeita. Este volume reúne todas as narrativas curtas do autor, explorando uma variedade de temas e estilos que demonstram sua versatilidade e genialidade como contador de histórias.




Conclusão

Os livros de Machado de Assis são verdadeiros tesouros da literatura brasileira, capazes de cativar e instigar leitores de todas as idades. Seja através de romances profundos, como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", ou de contos envolventes, como os reunidos em "Contos Completos", a obra desse mestre continua a encantar e inspirar gerações. Ao explorar os sete melhores livros de Machado de Assis, você mergulhará em um universo de reflexões, emoções e questionamentos que certamente enriquecerão sua vida e sua biblioteca.


Comentários

Postagens mais visitadas

Inscreva-se na nossa Newsletter.

* Inormação obrigatória