Trechos [...] - Meditações - John Donne

 

Na igreja- Adolt Lüben

[...] Deus, que viu que todas as coisas que tinha feito eram boas, não sendo capaz de ver um defeito sequer em toda Sua obra, percebeu que não seria bom para o homem estar sozinho e desse modo fez para ele uma companheira; aquela que deveria ajudá-lo a crescer em número e doar-se a ele, e assim à sociedade.


Anjos, que não se propagam nem se multiplicam, foram criados inicialmente em número abundante, assim como as estrelas, mas para os assuntos deste mundo, Sua benção era, Crescei; por isso eu penso, pois não preciso pedir a ninguém para pensar, que não existe nada como a fênix: nada singular, nada isolado.

Os homens que fazem parte da natureza somente estão tão distantes de pensar que há alguma coisa singular neste mundo que eles raramente pensarão que este mundo em si é algo singular, pois cada planeta, cada estrela é um mundo como este; eles encontrariam razão para conceber não somente uma pluralidade em todas as espécies do mundo, mas uma pluralidade de mundos; sendo assim aqueles que abominam a solidão não são solitários, pois Deus, a Natureza e a Razão concorrem contra isto. [...]

*Trecho tirado do Livro "Meditações (Edição Bilíngue)" de John Donne, Fabio Cyrino -
- VI. MEDITAÇÃO Metuit. O temor do médico.


Conheça nosso canal no youtube: youtube.com/universopalavra


Comentários

Postagens mais visitadas

Inscreva-se na nossa Newsletter.

* Inormação obrigatória